A Morena FM foi a primeira rádio da América Latina com programação 100% digital, em 1991, uma grande ousadia para uma rádio sediada num mercado modesto, Itabuna. Levou dois anos para aparecer outra. Antes, em 1990, já tinha lançado o primeiro programa do Brasil feito exclusivamente com músicas digitais, o Expresso 98.
Também foi a primeira rádio a só tocar comerciais em equipamento digital, DigiCart II (janeiro de 94). Ela foi destaque na revista especializada Radio World nas duas oportunidades.
Tocamos cerca de 324 músicas por dia e ficamos no ar 24 horas, ao vivo, no rádio, para ouvintes de Itabuna e 70 cidades vizinhas, e na internet para mais de 50 países.
Foi a Morena FM quem batizou a nova música baiana de "axé" ao criar o programete "Axé Bahia" em 87, quando entrou no ar em Itabuna. Ela também lançou o primeiro programa de World Music (pop mundial fora do eixo EUA-Europa) do rádio brasileiro, em 1992.
Neste mesmo ano a Morena FM passou a ser a primeira a dedicar um programa ao pop latino, divulgando o ritmo par ouvintes de Itabuna e do mundo, via streaming. Também é a única rádio do interior baiano a ter um programa de jazz, blues e música clássica, com formato inédito, inicitiva inédita em Itabuna e na Bahia.
Foi a inventora do sistema de programetes, hoje adotado em várias rádios do Brasil, e das notícias de hora em hora.
Criou em 93 o Projeto Jupará de Valorização do Artista Grapiúna, voltado para os artistas de Itabuna, Ilhéus e sul da Bahia, hoje copiado, para nosso prazer, em outras cidades.
A rádio Morena FM lançou em 94 o Troféu Jupará, que durante 15 anos elegeu os melhores artistas regionais em votação direta do público em computadores instalados em Itabuna e Ilhéus.
No ano anterior, 1993, tinha passado a tocar novos artistas de Itabuna, Ilhéus e do sul da Bahia num Digicart II, com qualidade digital e em pé de igualdade com os nacionais na programação.
O Cacau Com Leite, banda criada em Itabuna, foi lançado na Morena FM e estourou tocando apenas na rádio durante os anos de 94/95. Algumas gravações são exclusivas.
Em 1995 a rádio Morena FM batizou a nova música sulbaiana de MPG, Música Popular Grapiúna e abriu a Jupará Records, editora e selo musical voltado para artistas de Itabuna, Ilhéus e sul da Bahia.
Na virada da moeda para o Real, a Morena FM e o jornal A Região imprimiram 30 mil tabelas com 100 produtos e serviços e o preço que deveriam custar depois de convertidos para Real. As tabelas foram intensamente usadas pela população, que se recusava a comprar o que estava acima. Em duas semanas, todos os preços baixaram na cidade.
A partir de 1994 a rádio Morena FM passou a prensar um CD anual com os melhores artistas da MPG (músicas feitas em Itabuna e no sul da Bahia) pela Jupará Records. Voce pode conhecer a música de alguns deles em nossa página do Soundcloud
Em 95 a rádio lançou o Jornal das Sete, único radiojornal de FM do interior feito por equipe completa de jornalistas, com notícias próprias e sem "gillette press".
A Morena FM foi a primeira rádio do interior baiano a manter um site na Internet (1996) e hoje mantém uma rede de sites ligados a Itabuna e o sul da Bahia, a Rede Morena, além de dois jornais no exterior.
Foi também a primeira rádio da Bahia a transmitir sua programação 24 horas ao vivo na web, a partir de 96.
A Morena FM é a rádio que mais dá apoio e divulgação aos novos artistas de Itabuna, Ilhéus, da Bahia, Brasil e exterior, lançando vários deles a cada mês.
A Morena FM foi a primeira rádio do Norte Nordeste a ter auditagem de comerciais feita pelo Radio Control, em julho de 2000. O sistema foi extinto em 2003.
Em 2000 ela assumiu um provedor em Itabuna, o Grapiuna.com, especializado em hosting profissional e voltado para servir às empresas. O provedor usa um datacenter nos EUA e tem equipamentos e links de última geração.
Em 2002 a Morena FM lançou a Fundação Jupará de Cultura e Ecologia, com recursos da rádio e do jornal A Região, para concentrar todas as ações de cultura e meio ambiente que desenvolve.
Em 2006 inovou ao criar a Torcida Morena durante a Copa do Mundo, transmitindo todos os jogos do torneio num telão no Shopping Jequitibá, de Itabuna, que atingia lotação máxima nas partidas do Brasil. O esquema foi repetido nas copas seguintes. Logo depois dos jogos a rádio fazia a Mesa Quadrada, ao vivo, com empresários e artistas comentando os jogos.
Na Copa de 2014 a rádio criou o programa Os Caras da Copa, com os jornalistas Marcel Leal e Daniel Thame. Os dois debatiam sem as amarras comuns nos programas esportivos que, muitas vezes, precisam agradar os patrocinadores e clubes. Aqui, a dupla de Itabuna só precisava agradar ao público. A opinião era a real.
Durante 5 anos a rádio promoveu o Pitstop de Marketing em Itabuna, com palestrantes nacionais, como Dado Schneider e Victor Lorenzoni, e regionais discutindo ações práticas que os comerciantes poderiam usar no dia seguinte.
A rádio apoiou de forma incondicional o surf sulbaiano, mantendo programa (Balada Surfônica), patrocinando atleta (Mauricio Weill) e até promovendo a Copa Morena de Surf por três anos, onde foram revelados muitos atletas atuais. Também patrocinou atletas de natação, judô e ciclismo de Itabuna.
A Morena FM cobriu, com transmissão ao vivo pela rádio, de um camarote instalado no coração da festa, todos os carnavais e festas de São João públicas promovidos em Itabuna.
Em 2004 a Morena FM inovou ao fazer o único debate de rádio entre os candidatos a vice-prefeito de Itabuna, repetindo o esquema nas eleições seguintes.
Em 1999 e em 2000 nosso presidente, Marcel Leal, foi um palestrante na NAB Latin America Broadcasting Conference, em Miami, abordando como as emissoras podem tirar proveito da internet. Na época, poucas rádios dos EUA se preocupavam com a internet, enquanto a rádio Morena FM já acumulava 4 anos de ações online. Convidado novamento em 2001, declinou por causa do atentado do 11 de setembro, que criou um clima ruim em relação a estrangeiros nos EUA.
A Morena FM é uma rádio FM de Itabuna, Bahia, Brasil, transmitindo também para Ilhéus, Itajuipe, Coaraci, Una, Itacaré, Buerarema, Canavieiras, Ubaitaba, Ubatã e Ibicaraí, entre mais de 70 cidades, cobrindo Itabuna e Ilheus com jornalismo.
A rádio Morena FM transmite 24 horas ao vivo pela internet, a partir de Itabuna, Bahia, com músicas grapiunas, baianas, de MPB, pop, rock, blues, dance, forró, axé, reggae, metal, hard rock, entra outras. Tem jornalismo independente e dicas para os ouvintes.